IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES BACHARÉIS: FORMAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Formação de Professores para EPT; Bachareis Docentes; Identidade e
Saberes Docentes
Esta pesquisa visa investigar a percepção de professores bacharéis acerca da construção de suas
identidades e dos saberes que consideram fundamentais à atividade docente. Assim, levando em consideração as
vozes docentes, intenciona-se contribuir para a pesquisa sobre as identidade docentes na educação profissional e
tecnológica, bem como para a constituição de uma abordagem didática específica para esta área. Espera-se colaborar
para a construção do protagonismo docente no campo da formação de professores e para a valorização da
pluralidade dos saberes docentes.Para tanto, a pesquisa desenhar-se-á como um estudo de caso. Será utilizado um
questionário semiestruturado para contatar professores bacharéis dos cinco campi do oeste do IFSC – Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O questionário debruça-se sobre percepções particulares dos
sujeitos investigados, buscando encontrar interlocuções com as teorias acerca da identidade e dos saberes docentes.
De forma mais ampla, a esta pesquisa interessa contribuir para o reconhecimento da docência na educação
profissional como um campo de conhecimento com identidade própria. O tema de pesquisa dialoga com a construção
da identidade docente de professores bacharéis e o problema de pesquisa pode ser apresentado da seguinte forma:
Como se constroem as identidades docentes de professores bacharéis na EPT?. Desta investigação deve decorrer a
proposta de uma formação com foco na iniciação à docência para professores bacharéis, na forma de um produto
educacional da pesquisa.