O BOM DOCENTE ENFERMEIRO: O OLHAR DOS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS ACERCA DOS SABERES DOCENTES
Enfermagem. Ensino. Saberes Docentes.
A formação docente para a Educação Profissional em Enfermagem implica diretamente na materialização da ação profissional dos então estudantes, e constitui-se como um dos grandes desafios da educação em Enfermagem na atualidade. A atuação do profissional enfermeiro em escolas de formação técnica, constitui significativo campo de atuação e de demanda profissional. Contudo, não há na graduação, no modelo de bacharelado, enfoque específico a esse campo de atuação e, há poucos cursos de licenciatura em Enfermagem no país. Logo, este profissional está privado de conhecimentos docentes “formais”, não da profissão, contudo de didática, metodologias educacionais, etc. Esses fatores apontam para a necessidade de preencher essa lacuna formativa. Este estudo direcionado a escrita da dissertação de mestrado, propõe-se identificar quais os saberes docentes significativos para os estudantes dos cursos técnicos em enfermagem, e partir disso, reconhecer os saberes do bom docente enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória. A pesquisa será realizada em duas escolas de formação técnica de enfermagem do município de Joinville, com 44 alunos da última fase do curso, por meio da aplicação de questionário. Os dados serão analisados por meio de análise de multicaso. A pesquisa dará origem a um produto educacional, que consiste em um uma proposta de grupo de estudos acerca dos saberes docentes do bom docente enfermeiro, a partir das percepções dos alunos de cursos técnicos.