"A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO REGULAR E E NO PROEJA: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO"
Educação. Sociologia.Ensino Médio. Proeja. Música.
Este trabalho pretende desenvolver uma análise dos documentos oficias que orientam a disciplina de
Sociologia na Educação básica, entendendo como esta disciplina se constituiu historicamente na educação brasileira.
A formação de docentes para a disciplina, os materiais didáticos utilizados em sala de aula e a escassez de
recursos metodológicos específicos para a Sociologia também farão das discussões. A música e suas possibilidades de
utilização em sala de aula e especificamente na disciplina de sociologia também são objeto de análise deste trabalho.
Para a obtenção dos dados, será aplicado um questionário, tendo como público-alvo professores de Sociologia de
três escolas da rede estadual de Santa Catarina e de um dos campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Os
dados serão analisados de forma qualitativa e interpretativa. Com relação ao produto educacional, será elaborada
uma sequência didática elencando conceitos sociológicos e sugerindo músicas para que professores de sociologia
possam aplicar em sala de aula. Diante da eminente reforma do Ensino Médio em curso no país e com a
possibilidade da retirada de disciplinas como a Sociologia, esse trabalho visa mostrar a importância desta disciplina
para a formação crítica e integral do estudante tanto no Ensino Médio regular, quanto na Educação Profissional.