A avaliação da aprendizagem na Educação profissional: a percepção dos trabalhadores-estudantes dos cursos técnicos subsequentes do IFSC- Câmpus Caçador
Educação profissional, avaliação da aprendizagem, formação docente
A avaliação da aprendizagem é um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos
diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir as práticas avaliativas,
para que possamos ressignificá-las, tendo em vista o desenvolvimento profissional dos aprendizes. É comum se
perceber as dificuldades tanto de docentes quanto de discentes em relação ao tema. Nesse sentido, esta pesquisa
tem como objetivo central discutir a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional, através do desenvolvimento
de um trabalho de investigação e intervenção, que envolva os trabalhadores-estudantes e os docentes dos cursos
técnicos subsequentes do IFSC – Campus Caçador. Tem-se como direcionamento de investigação as seguintes
questões: como avaliar na Educação Profissional e Tecnológica, considerando que nela o ensino e a aprendizagem
devem estar centrados no desenvolvimento de competências para a formação dos indivíduos para o mundo do
trabalho; o que se avalia na Educação Profissional; que procedimentos avaliativos podem ser adotados para verificar
se realmente está havendo a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao perfil profissional
proposto para a curso; qual o significado que os docentes e discentes atribuem à avaliação; que instrumentos e
critérios de avaliação são propostos pelos docentes. Toma-se como base de estudo as ideias de Demo, Depresbiteris,
Freire, Luckesi, Hadji, Hoffmann, Moretto, Perrenoud, Ronca, Vasconcelos, barato, entre outros. Trata-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa, a qual assumirá a forma de pesquisa-ação, tendo em vista que a partir de uma
situação-problema buscaremos soluções práticas e pensadas coletivamente. Nesse sentido, além da investigação
aplicaremos um produto educacional como forma de intervenção. Esse produto trata-se de um minicurso de formação
para os docentes vinculados aos cursos técnicos subsequentes do IFSC – Caçador. A carga horária será distribuída
em três encontros de duas horas, com a seguinte temática: a avaliação da aprendizagem como uma prática
formativa: tipos de avaliação; ressignificando a avaliação da aprendizagem no ensino por competência; instrumentos e
critérios avaliativos: possibilidades na Educação Profissional. Para a coleta de dados, serão consultados, por meio de
questionários, aproximadamente 25 trabalhadores-estudantes do curso técnico em Administração (Subsequente) e por
meio de entrevista semiestruturada, 10 docentes vinculados a este curso. Espera-se com o presente estudo,
apresentar algumas reflexões à cerca da temática, bem como uma proposta de intervenção que possa auxiliar os
docentes na melhoria de sua prática, compreendendo a avaliação da aprendizagem como um processo e não um fim.