"DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO JORNALISMO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO"
jornalismo, sociedade, tecnologias
A pesquisa relaciona dois campos de conhecimento, a Educação e a Comunicação, no sentido de refletir
sobre o compartilhamento dos saberes. Na sociedade atual, em que as tecnologias para acesso à informação fazem
parte do dia a dia, facilmente disponíveis em alguns toques no celular, é imperativo questionar como as informações
sobre ciências circulam, como fazem parte da vida cotidiana das pessoas e como as instituições de ensino se
relacionam com esses sujeitos que recebem as informações. É considerando esses preceitos que se buscará guiar
esta pesquisa, reconhecendo o direito da população em ter acesso às informações sobre ciências e tecnologias, o
dever das instituições em compartilhar seus conhecimentos e a importância de os sujeitos dialogarem na construção e
reconstrução dos saberes para se reconhecerem como cidadãos críticos e autônomos. O foco da pesquisa são
profissionais que atuam na divulgação destas informações. Jornalistas do Instituto Federal de Santa Catarina serão
convidados a participar de um questionário semiestruturado. O objeto é analisar quais critérios, técnicas e meios de
divulgação utilizam para serem agentes da democratização do conhecimento produzido nesse contexto específico. As
respostas fornecidas pelos pesquisados contribuirão para identificar a realidade pesquisada e fornecerão dados para a
elaboração do produto educacional: um curso de formação em jornalismo científico para jornalistas da EPT.