A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO: SAINDO
DOS BASTIDORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Identidade profissional; Técnico-administrativo em educação; Educação Profissional e Tecnológica; Exposição Fotográfica
O trabalho tem como objetivo geral caracterizar o processo de construção da identidade profissional do
técnico-administrativo em educação em Instituições Federais Públicas de Ensino voltadas à educação profissional. Não
obstante a expressividade do quantitativo de técnico-administrativos em educação e a importância do trabalho realizado
pelos TAE nas Instituições de Ensino, no âmbito da Educação as pesquisas têm se mantido silentes no que se
refere ao estudo do processo de construção da identidade profissional dessa categoria profissional e focado
preponderantemente nos docentes. O presente estudo pretende direcionar o foco de investigação para a identidade
profissional dos TAE, um segmento profissional pouco explorado e dotado de certa invisibilidade nos estudos em
educação, particularmente em EPT. Considera-se que este estudo se justifica a partir de dois aspectos, um deles
relacionado à sua pertinência e importância para a EPT e o outro à carência de estudos acerca do tema focalizado.
Apresenta-se a pesquisa narrativa como uma abordagem metodológica que permite enfrentar alguns dos desafios
relacionados ao estudo da identidade profissional e por intermédio de fragmentos das histórias de vida dos
participantes, descortinam-se subsídios importantes para contribuir com a produção de conhecimento na EPT. Dentre
outros aspectos, acredita-se que a partir das possibilidades criadas por esse tipo de metodologia proporcionará ao
TAE, pelo relato de sua história de vida, revelar seus anseios e expectativas ante a profissão e a própria vida,
proporcionando maior visibilidade ao trabalho desempenhado pelos técnicos-administrativos no contexto da educação
profissional. Por se tratar de um mestrado profissional em educação na área de ensino em que é exigida a
elaboração de um produto educacional, a pesquisa classifica-se como aplicada e a relevância da proposta de uma
exposição fotográfica “Os TAES em Imagens & Textos” reside na voz dada aos próprios TAE, como reais
informantes e protagonistas do seu trabalho, apresentando na íntegra vários trechos de suas narrativas.