A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) ACERCA DA SUA APLICABILIDADE
Educação Profissional e Tecnológica. Pesquisa como princípio educativo. IFSC
Ao se tratar da Educação Profissional e Tecnológica, em uma perspectiva politécnica, o trabalho deve ser
abordado como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico Nesse contexto, o objetivo desta
investigação é investigar a concepção dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa
Catarina, acerca da adoção da pesquisa como princípio pedagógico na EPT. A metodologia tem como modalidade
principal o estudo de caso e como modalidade secundária ênfase na pesquisa exploratória, além da bibliográfica e
documental. Os dados de análise são organizados por meio de questionários e entrevista e abordados
qualitativamente. Os sujeitos da pesquisa são os docentes contemplados pelo 'Programa de apoio ao desenvolvimento
de projetos que contemplem a Pesquisa como Princípio Educativo', através do edital n° 20/2017/PROPPI/DAE. Os
resultados desta subsidiam o desenvolvimento de um recurso educacional que envolva a pesquisa como princípio
pedagógico na prática educacional, o qual será desenvolvido de acordo com a necessidade apontada nos instrumentos
de investigação.