A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFSC-CÂMPUS GASPAR
ENSINO INTEGRAL; ENSINO DE HISTÓRIA; PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL
O trabalho visa refletir acerca de como o ensino de História pode, embasado nas concepções de Ensino
Médio Integrado e de Consciência Histórica, fomentar o debate nos cursos técnicos integrados do IFSC, Câmpus
Gaspar, acerca do preconceito étnico-racial e da sua necessária superação. Além disso, objetiva também: a) abordar
o Ensino Médio Integrado como proposta para fomentar uma formação integral dos educandos; b) esboçar uma
reflexão crítica a respeito dos problemas à concepção de formação humana no Ensino Médio advindos da
contrarreforma fundamentada na Lei 13.415/2017; c) pensar a História enquanto conhecimento fundamentado e
necessário à formação humana dos sujeitos; d) Refletir de que forma o ensino de História, por meio de debates
relacionados a problemas étnico-raciais, pode proporcionar aos discentes o desenvolvimento da consciência histórica
acerca de sua atuação enquanto sujeitos históricos capazes de atuarem para a transformação social; e) propor um
produto educacional - uma sequência didática - que estimule a formação integral e a consciência histórica dos
discentes com relação a problemas étnico-raciais impregnados em nossa sociedade.