O CARD GAME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM SUJEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE
Educação Profissional. Letramento oral. Card game
O letramento como prática pedagógica deve criar as condições necessárias para que os sujeitos possam
acessar os bens culturais para o seu desenvolvimento humano, exercendo a plena cidadania e a experiência profissional. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é testar estratégias de ensino e aprendizagem para a qualificação da oralidade na EPT. A metodologia toma como modalidade principal a pesquisa-ação com sujeitos do Curso
Técnico Subsequente do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente. Entre as atividades de
intervenção aplicadas na turma de experimento, faz-se uso do card game como recurso pedagógico. Os resultados
desta pesquisa buscam, dessa forma, validar o card game como um produto educacional que possa ser utilizado nas
atividades de simulação de práticas profissionais envolvendo a modalidade oral.