UM ESTUDO SOBRE O PANORAMA ATUAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA ENQUANTO OFERTANTES DE FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES
Institutos Federais de Santa Catarina. Formação Docente. Educação Básica.
O projeto de dissertação de mestrado denominado: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos
Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades tem o intuito de fazer
um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação
docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante a oferta de cursos de formação inicial e continuada
para professores (as). Para isso, o presente projeto realizou um levantamento de dados dos censos internos dos
Institutos Federais de Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as Instituições estavam atingindo a
meta de 20% estabelecida na legislação federal n°11.892/2008 que discorre sobre os institutos federais enquanto
ofertantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2015, 2016 e 2017 apontaram
para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, o projeto de pesquisa investigará os
limites e possibilidades para atendimento integral desta meta. Para realização deste levantamento, pretende-se aplicar
questionários aos (as) gestores (as) e docentes vinculados (as) aos dois Institutos Federais de Santa Catarina,
IFC e IFSC que trabalham com formação de professores (as), com intuito de investigar quais limites e possibilidades
no tocante à oferta desses cursos de formação inicial e continuada. Além dos questionários a serem aplicados aos
atores educacionais citados anteriormente, o presente projeto dialogará com literaturas produzidas sobre a importância
da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos (as) docentes e das temáticas
educacionais.