A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS SITUAÇÕES DE TRABALHO: GUIA INTRODUTÓRIO DE MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Didática para Educação Profissional, Metodologias para a EPT, Estratégias Didáticas.
A educação profissional tem por objetivo, dentre outros, a preparação para o exercício das profissões
técnicas. Este trabalho busca compreender como os saberes e os fazeres técnico-profissionais são construídos para, a
partir desta análise, sugerir estratégias didáticas para o ensino em Educação Profissional e Tecnológica - EPT.
Pretende-se desenvolver uma proposta de concepção, organização e implementação de modalidades didáticas que
permitam transpor situações práticas do mundo do trabalho para o ambiente escolar com intuito de produzir um
material de apoio à formação de professores da EPT partindo de uma epistemologia da educação profissional. O
estudo será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental e da observação de aulas práticas em cursos
técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina. Após o levantamento bibliográfico e as observações, será construído
um material didático voltado a apresentação de modalidades de transposição didática para a EPT a ser disponibilizado
para os docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.