CURRÍCULO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A (RE)CONSTRUÇÃO DA RESISTÊNCIA FRENTE A (DE)FORMA DO ENSINO MÉDIO
Reforma, resistência, construção
O objetivo geral do trabalho é analisar as correlações entre a concepção de educação, proclamada no PPI
do IFSC, e o processo de criação ou reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do
Câmpus Florianópolis. Os objetivos específicos são: a) Aprofundar a compreensão dos pressupostos teóricos e bases
conceituais da concepção histórico-crítica, proclamada no PPI do IFSC; b) Compreender o processo de elaboração
dos pareceres pedagógicos sobre a criação ou reestruturação dos Projetos Pedagógicos de Cursos Integrados,
considerando os referenciais institucionais que são disponibilizados e outros instrumentos avaliativos criados pela
Coordenadoria Pedagógica do campus Florianópolis; c) Elaborar um instrumento avaliativo específico, para uso da
Coordenadoria Pedagógica, que contribua para análise e elaboração de pareceres pedagógicos sobre os Projetos
Pedagógicos dos Cursos Integrados, do câmpus Florianópolis, de forma a garantir coerência desses projetos com a
identidade educativa institucional.