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Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLA ROCHA DOS SANTOS FRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLA ROCHA DOS SANTOS FRAGA
DATA: 21/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

Trabalhadoras Estudantes-Mães na EJA-EPT Ensino Médio Integrado: Perspectivas acerca da Formação Integral


PALAVRAS-CHAVES:

ProfEPT. Práticas educativas. Formação Integral. Curso Técnico EJA-EPT Integrado em Panificação. Curso Técnico EJA-EPT Integrado em Cozinha. Trabalhadoras estudantes mães.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O processo sócio histórico dualista da educação brasileira traz diversos
elementos que geram diferentes diferentes classes sociais. O objetivo da pesquisa é
investigar a percepção dos participantes acerca da aplicação dos princípios da EPT para
a formação integral das trabalhadoras-estudantes-mães nos Cursos EJA-ETP de Nível
Médio Integrado Curso de Cozinha e do Curso Panificação do Instituto Federal de
Educação de Santa Catarina – IFSC, Campus Florianópolis – Continente. Toma-se como
base teórica os fundamentos e princípios da EPT de cunho marxista com Marx (2023
[1883]), no contexto histórico e ontológico em Lukács (2012[1963]), nas Bases da EPT em
Moura (2014), Ciavatta (2014), Frigotto (2008) e Ramos (2014) entre outros. Dentro das
práticas educativas, está a teoria pedagógica histórico-crítica de Saviani (2007) e a Teoria
psicológica da aprendizagem de Vygotsky (2001 [1934]); a Transposição didática toma
por base os estudos de Gasparin (2012), bem como Galvão, Lavoura e Martins (2019).
Em termos de Metodologia, a pesquisa é aplicada, como método de abordagem dialético,
de procedimento qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso e, como
modalidades secundárias para a sistematização dos dados a pesquisa bibliográfica, a
pesquisa de campo e a pesquisa documental; nas modalidades secundárias quanto aos
objetivos, tem-se a exploratória, a descritiva e a explicativa-análitica. Quanto aos
procedimentos metodológicos, o local de pesquisa é o Campus Florianópolis-Continente
do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), sendo sujeitos da pesquisa discentes
mães, preferencialmente, da última fase do curso, docentes e coordenador do Curso
Técnico EJA-EPT Integrado em Cozinha e Curso Técnico EJA-EPT Integrado em
Panificação; as variáveis externas focam no perfil das discentes mães e na percepção das
mesmas sobre a permanência-evasão do curso; as variáveis internas categoriais relativas
ao objeto da pesquisa relaciona as dimensões do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico para o mundo do trabalho e para a formação integral. Para a elaboração do corpus de análise selecionou-se como instrumentos o questionário com questões abertas e fechadas aplicadas às discentes mães e entrevistas com questões abertas aplicadas às discentes mães, docentes e coordenadores dos cursos. Com base nos resultados encontrados, será elaborado um produto educacional que possa contribuir no contexto educativo em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVANIR RIBEIRO - IFSC
Presidente - 1715654 - SALETE VALER
Externo à Instituição - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES - IFFAR
Interno - 1586413 - VOLMIR VON DENTZ
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 19:21
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