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Banca de DEFESA: MARISTELA DE LOURDES ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISTELA DE LOURDES ALVES
DATA: 15/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: proposta para a equipe pedagógica do SENAI/SC


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Educação Integral. Teoria U. Eneagrama. Capacitação coordenadores/orientadores pedagógicos.


PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, realizada com coordenadores,
orientadores e técnicos pedagógicos do SENAI em Santa Catarina (SC). Tem
como objetivo principal atuar na capacitação para Coordenadores Pedagógicos/
Orientadores Pedagógicos (CP/OP) do SENAI/SC, visando a qualidade das ações
formativas nos diferentes níveis e modalidades de oferta, em conformidade com
as bases conceituais da Educação profissional e Tecnológica (EPT), a
Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e diretrizes do SENAI/SC.
Para viabilizar o objetivo geral foram investigados os documentos oficiais do
SENAI/SC, além do perfil e da percepção dos participantes em relação ao seu
papel na formação dos docentes do SENAI/SC, por meio de questionário. A partir
disso, foi possível, então, propor e desenvolver, como produto educacional, uma
capacitação para os CP/OP da instituição. No mundo onde a complexidade e a
interconexão são a norma, foram agregados aos princípios educacionais da
MSEP as perspectivas da Teoria U de Scharmer e do modelo integral de Wilber,
o que possibilita uma abordagem poderosa e relevante para o aprendizado e o
desenvolvimento contínuos dos CP/OP. Foi entregue uma jornada de
autoconhecimento, no formato híbrido, com uso do Eneagrama para 41
profissionais de todas as regionais. E então, ao agregar à MSEP o olhar dos
Quatro Pilares da Educação da UNESCO, promoveu-se uma reconexão com o
SER e, em paralelo, foram criados subgrupos para, no CONVIVER, cocriar o
conhecimento e as ações específicas capazes de atender agilmente as demandas
da instituição. Como resultado, um comitê foi institucionalizado a fim criar
estratégias de aproximação e entendimento das necessidades de CP/OP,
psicopedagogos e docentes na construção e na sugestão de capacitações mais
assertivas para atender os grupos. O comitê é formado por integrantes que
participaram da Jornada do Autoconhecimento, além da gerente da coordenadoria
pedagógica e da psicóloga educacional, com a missão de disseminar a
abordagem integral da educação a fim de capacitar e preparar os CP/OP para
adaptarem-se às demandas futuras e atuais dos alunos e da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELA RURICO SAKAMOTO - ESMAT
Interno - 1817761 - CRISLAINE GRUBER
Presidente - 1445118 - OLIVIER ALLAIN
Notícia cadastrada em: 08/05/2024 21:24
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