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JULIANA PANSERA ESPINDOLA
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FRIDA KAHLO E AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE: EDUCAÇÃO, ARTE E TRABALHO EMPODERANDO MULHERES.
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Data: 10/09/2019
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação participativa que teve, como objetivo geral, promover a educação e formação das mulheres privadas de liberdade com vistas à possibilidade de seu desenvolvimento profissional, empoderamento e geração de renda, conjugando conhecimento e arte. Tendo como base teórica os conceitos de empoderamento de Montaño (2015) e Sardenberg (2006), e inspirado pela vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo, esta pesquisa se deu, em sua maior parte, a partir do convívio com mulheres em situação prisional no Presídio Feminino de Tubarão, Santa Catarina. Nesta situação diferenciada, visando o empoderamento daquelas mulheres, foram realizados palestras, cursos e oficinas, que tiveram, como momento mais relevante, um evento no qual as reeducandas participantes do curso desfilaram exibindo as bijuterias que confeccionaram. A partir das análises dos diários produzidos pelas alunas durante o curso, foi possível detectar a importância da família e da religiosidade na vida daquelas mulheres, bem como entender como elas percebem as relações de gênero, a questão educacional, e os relacionamentos amorosos fora e dentro da prisão. Foi possível perceber também como o cárcere desumaniza as pessoas que se encontram naquela situação, com prisões dentro da prisão, rituais e castigos para quem já está pagando sua dívida com a sociedade. Entretanto, mesmo com todos esses aspectos negativos, as mulheres que participaram do curso e das oficinas demonstraram ser possível se sentir empoderadas em situações adversas, permitindo inferir a possibilidade de melhoria de vida após o cumprimento da pena. Muitos foram os depoimentos, de alunas e professoras colaboradoras, sinalizando que a educação nos espaços privação de liberdade é tarefa urgente, apontando sobre a formação de professores, as metodologias e recursos utilizados, as estratégias e especialmente o valor do diálogo entre educação e arte.
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GILDASIO DE CERQUEIRA DALTRO FILHO
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APRENDER FAZENDO: GUIA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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Data: 30/08/2019
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Este trabalho trata de abordar as concepções em torno das especificidades do saber técnico para organizar estratégias didáticas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica que possam ser utilizadas por docentes. Partindo dos debates em torno da formação de professores da EPT e de correntes que analisam a estrutura do saber técnico e seus processos de ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar alguns aspectos relevantes a este contexto. Foi realizado levantamento de dados acerca da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foram analisados artigos e documentos que tratam da formação docente. Em seguida, investigou-se parte da literatura que trata sobre saberes técnicos e processuais. O estudo apontou para a existência de uma especificidade dos saberes técnicos, que por contarem com epistemologia própria, necessitam ter sua aprendizagem organizada através de metodologias que a levem em conta. Considerou-se nesta dissertação as elaborações de Barato (2003a, 2003b, 2015, 2016), Pastré, Mayen e Vergnaud (2006), Chevallard (1998), Palangana (2015), dentre outros, para organizar uma proposta de ensino de técnicas centrada na atividade. A proposta do trabalho apontou para a confecção de um Guia de Estratégias Didáticas para a Educação Profissional apresentado como produto educacional fruto da pesquisa realizada. As estratégias didáticas presente no guia foram construídas através de propostas de ensino de autores já listados além de Sanz (2009), Bünning (2007), Barbosa e Moura (2013), Zabalza (2015) e outros. Após a confecção do guia, o mesmo foi submetido a avaliação de 20 professores, sendo 16 vinculados à Educação Profissional visando captar suas impressões. A avaliação foi realizada de maneira anônima através de questionário de opinião. A abordagem utilizada é considerada mista e a técnica de coleta de dados foi a triangulação concomitante. Após análise das opiniões docentes, foi possível concluir que as estratégias didáticas baseadas nas peculiaridades epistemológicas da Educação Profissional encontram aderência e despertam o interesse de docentes da EPT e que o guia foi considerado relevante para os processos de ensino-aprendizagem nesta modalidade educacional.
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HAGAR DE LARA TIBURCIO DE OLIVEIRA
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Abordagem de ensino e aprendizagem para aluno surdo na Educação Profissional e Tecnológica: Um estudo de caso no Câmpus Gaspar
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Data: 30/08/2019
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Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais inclusivas para estudantes Surdos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC, e tem como objetivo compreender como o estudante Surdo aprende um conceito complexo, visando propor ideias para que este tenha acesso ao conhecimento formal e possa participar em igualdade de oportunidades e condições no mundo do trabalho. Para isso, foi elaborado, implementado e avaliado um produto educacional com atividades de aprendizagem sobre o conceito de Matriz proposto pelo componente curricular matemática, priorizando as particularidades de aprender desse estudante. A pesquisa, um estudo de caso de natureza aplicada, gerou dados a partir do estudo de documentos e bibliografias, de entrevistas, de atividades diagnósticas e de procedimentos de ensino a partir de um tema gerador. A análise dos dados sugere que para que o estudante Surdo aprenda conceitos complexos há necessidade de: i) identificar o nível de desenvolvimento real do estudante e/ou seu conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado; ii) planejar o ensino a partir do nível identificado, visando criar condições para avançar no conhecimento/desenvolvimento cognitivo do estudante Surdo de forma gradativa, crescente e cíclica, porém diversificada; iii) respeitar as especificidades de aprender desse estudante e/ou grupo e/ou cultura; iv) relacionar as atividades de aprendizagem à vida, visando dar sentido ao ato de aprender e de ensinar; v) buscar relacionar simultaneamente a palavra escrita em português com o sinal em LIBRAS e seu significado, dando mais autonomia ao estudante para continuar a aprender. Em assim sendo, este terá mais e melhores condições de igualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento formal e ao mundo do trabalho. No entanto, o estudo alerta sobre: i) a necessidade de o trabalho docente estar assessorado por uma equipe multidisciplinar tendo em vista o tempo, esforço e conhecimento específico que o processo de ensinar e de aprender desse estudante demanda; e ii) de se ampliar o escopo do estudo para que seus resultados possam ser corroborados, refutados e/ou ampliados.
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ELAINE CRISTINA PAMPLONA SEIFFERT
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Experiências Educacionais inclusivas compartilhadas
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Data: 29/08/2019
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A pesquisa Experiências educacionais inclusivas compartilhadas cujo tema trata da inclusão no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes presentes nas escolas e universidades do sistema educacional brasileiro tem a intenção de articular saberes e práticas docentes utilizando a tecnologia como meio de troca de experiências e informações. Para tanto, apresenta como produto educacional a plataforma Educacaoinclusiva.org, a qual permite o compartilhamento de práticas educacionais inclusivas facilitando o compartilhamento de experiências entre educadores de todo o país, ajudando a promover a educação inclusiva e a valorizar o trabalho docente. As práticas ali compartilhadas apresentam as seguintes informações: público participante, metodologia, materiais utilizados, resultados alcançados, além de imagens, vídeos e materiais diversos. A implantação desta plataforma exigiu uma estrutura ampla, além da pesquisa aqui realizada, outros projetos surgiram para dar suporte e concretizar o seu desenvolvimento tecnológico. Esta pesquisa tem como foco o esboço inicial da plataforma, definição da arquitetura de informação, aquisição dos dados iniciais, busca, análise e validação das práticas educacionais inclusivas, estratégias de marketing entre outras atividades necessárias para a realização, implantação e aplicação deste produto educacional. A busca ativa pelas práticas educacionais inclusivas, realizada pela pesquisadora, exigiu o entendimento a respeito dos elementos centrais que as caracterizam, para este fim, além da aquisição do conhecimento empírico através das práticas compartilhadas, utilizouse a pesquisa bibliográfica e junto com os autores que embasaram este estudo considera-se como prática educacional inclusiva aquela que permite a todos os estudantes participarem com sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Esta é uma pesquisa participante, uma vez que a autora enquanto docente compartilhou suas experiências e participou ativamente de algumas experiências compartilhadas na plataforma. Desde a sua implantação em novembro de 2018 a plataforma Educacaoinclusiva.org foi acessada de todos os estados do Brasil e em trinta e dois países do exterior. Foram compartilhadas até o momento por educadores brasileiros mais de oitenta práticas educacionais inclusivas de diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica à Educação Superior, abrangendo a Educação Profissional e Educação Especial.
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THARIN LAPOLLI FIORENZANO DA SILVEIRA
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFSC CAMPUS FLORIANÓPOLIS
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Data: 26/08/2019
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A Dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), área de Ensino, sob orientação da professora Doutora Eliane Juraski Camillo, insere-se na sua linha de pesquisa 2: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O tema relaciona Direitos Humanos, doravante DH, Educação em Direitos Humanos, doravante EDH, e Educação Profissional Tecnológica Subsequente na perspectiva de Formação Integral, que considera todas as dimensões do ser humano, além dos interesses materialistas ou daqueles exploratórios do modo de produção capitalista. A questão que norteia essa pesquisa é verificar quais são as percepções dos/as alunos/as dos cursos técnicos subsequentes do Campus Florianópolis do IFSC a respeito dos DH, para apresentar-se proposta de EDH voltada a esses sujeitos visando sua formação integral. O objetivo geral é promover um produto educacional vinculado à referida proposta, em razão do qual se fez um aprofundamento teórico por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicou-se questionário aos sujeitos da pesquisa, na maioria jovens adultos/as, fragilizados/as por sua fase de transição somada ao seu contexto econômico e social. Foram pesquisados/as discentes com mais de 18 anos das penúltimas fases, quando possível, de 12 cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. O questionário, também aplicado a alguns/algumas docentes para contextualização, serviu para verificar as percepções sobre DH, em que medida estes estão ou não contemplados em sua formação, e direcionar o Produto Educacional. O universo de sujeitos pesquisados foi de 144 estudantes e 35 docentes. A análise dos resultados confirmou a importância da EDH para os cursos pesquisados, pois a maioria dos/as docentes e discentes não possui noção correta sobre DH, como buscá-los e efetivá-los de forma segura e bem orientada, exercendo sua cidadania. Algumas/algumas não têm interesse ou até antipatizam com o tema, principalmente pela visão distorcida de que servem para injusta proteção a criminosos/as, o que os/as afasta e afasta a sociedade da efetivação dos DH. Em geral, consideram que os DH são respeitados na Instituição, que se esforça para defendê-los e promovê-los. Mas há muito a melhorar nesses quesitos e a promoção precisa ser mais intensa e direcionada para alcançar todos/as devidamente. Nota-se a necessidade de conscientizar também docentes sobre a importância da formação omnilateral mediante a EDH. Por fim, algumas respostas indicam casos de diversas formas de desrespeito aos DH não pela, mas na Instituição. O Produto Educacional foi uma intervenção como Roda de conversa, considerando três etapas indicadas para a EDH: conteúdo teórico, sensibilização e etapa ativa, com provocação dos sujeitos para o diálogo, reflexão sobre cidadania, direitos e responsabilidades e caminhos para alterar sua vida e o contexto social, que se encontra com valores éticos enfraquecidos e diversas mazelas decorrentes do modo de produção capitalista exploratório. Foram reunidos/as cerca de 15 alunos/as num grupo heterogêneo quanto às opiniões a respeito do tema e às suas características, para uma experiência mais rica, com foco a questão de DH que mais apareceu como um problema durante as pesquisas a ideia de que os Direitos Humanos servem para proteger injustamente criminosos/as. Esse Produto está contemplado no encarte confeccionado, bem como a Carta Aberta direcionada à Direção Geral da Instituição pesquisada, contendo a proposta mencionada. Esses diálogos fizeram emergir vivências, dúvidas sobre DH e sua efetivação, confirmando a pertinência da EDH para esses sujeitos, para a Instituição.
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PAULA REGINA CORREA
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SABERES E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES NÃO LICENCIADOS formação para a docência na educação profissional e tecnológica
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Data: 02/08/2019
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Esta pesquisa investigou a constituição dos saberes e identidades docentes de professores não licenciados e os saberes considerados fundamentais à atividade docente da educação profissional e tecnológica a partir do olhar dos próprios professores e a partir da literatura da área. Desta investigação decorreu a proposta de um curso de formação para a docência na educação profissional e tecnológica com foco no ciclo inicial de docência, na forma de um produto educacional articulado à pesquisa. Seu desenvolvimento se justifica na percepção sobre os conflitos de assunção da identidade docente por profissionais que não têm este ofício como objeto de sua formação profissional inicial. As problemáticas da base de conhecimento para o ensino e da formação de professores para a educação profissional e tecnológica são, ainda, carentes de investigações, o que ofereceu respaldo para a realização do estudo. Destarte, a pesquisa teve por objetivos (a) identificar os saberes fundantes da constituição das identidades e os saberes considerados necessários para o exercício da profissão docente pela literatura da área; (b) identificar as representações do ser professor para professores não licenciados; e (c) desenhar, implementar e avaliar um curso de formação orientado à docência para professores não licenciados. Para alcançá-los, realizou-se (a) pesquisa bibliográfica sobre autores referência nos campos da identidade e dos saberes docentes; (b) coleta de dados por meio de questionário estruturado destinado aos sujeitos de pesquisa e análise com base na metodologia de análise textual discursiva; e (c) análise documental do lócus de pesquisa e desenho de um produto educacional. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada, na forma de um estudo de caso, tendo como lócus os campi IFSC da região oeste de Santa Catarina e como sujeitos de pesquisa 31 (trinta e um) professores desses campi. Quanto à técnica, utilizou-se de documentação indireta por meio do acesso a fontes primárias, na forma dos dados coletados por meio do questionário, e a fontes secundárias, na forma do referencial teórico e documental de análise. A pesquisa teve objetivos descritivos e exploratórios, abordagens dedutiva e indutiva e trabalhou com procedimento de relato monográfico. Da realização da pesquisa, resultou um produto educacional na forma de um curso de formação continuada com foco na iniciação à docência para professores não licenciados. Este é entendido como importante estratégia na acolhida a professores ingressantes na carreira e no combate a possíveis evasões simbólicas da identidade docente.
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EVELINE BOPPRE BESEN WOLNIEWICZ
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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO: SAINDO DOS BASTIDORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
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Data: 30/07/2019
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O trabalho tem como objetivo geral caracterizar o processo de construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação em Instituições Federais Públicas de Ensino voltadas à educação profissional. Não obstante a expressividade do quantitativo de técnico-administrativos em educação e a importância do trabalho realizado pelos TAE nas Instituições de Ensino, no âmbito da Educação as pesquisas têm se mantido silentes no que se refere ao estudo do processo de construção da identidade profissional dessa categoria profissional e focado preponderantemente nos docentes. O presente estudo pretende direcionar o foco de investigação para a identidade profissional dos TAE, um segmento profissional pouco explorado e dotado de certa invisibilidade nos estudos em educação, particularmente em EPT. Considera-se que este estudo se justifica a partir de dois aspectos, um deles relacionado à sua pertinência e importância para a EPT e o outro à carência de estudos acerca do tema focalizado. Apresenta-se a pesquisa narrativa como uma abordagem metodológica que permite enfrentar alguns dos desafios relacionados ao estudo da identidade profissional e por intermédio de fragmentos das histórias de vida dos participantes, descortinam-se subsídios importantes para contribuir com a produção de conhecimento na EPT. Dentre outros aspectos, acredita-se que a partir das possibilidades criadas por esse tipo de metodologia proporcionará ao TAE, pelo relato de sua história de vida, revelar seus anseios e expectativas ante a profissão e a própria vida, proporcionando maior visibilidade ao trabalho desempenhado pelos técnicos-administrativos no contexto da educação profissional. Por se tratar de um mestrado profissional em educação na área de ensino em que é exigida a elaboração de um produto educacional, a pesquisa classifica-se como aplicada e a relevância da proposta de uma exposição fotográfica “Os TAES em Imagens & Textos” reside na voz dada aos próprios TAE, como reais informantes e protagonistas do seu trabalho, apresentando na íntegra vários trechos de suas narrativas.
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MIRELLE CANDIDO VECCHIETTI
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As trajetórias entre o ensino fundamental e o ensino médio na voz dos adolescentes: um diálogo com a educação profissional.
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Data: 11/07/2019
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A invisibilidade dos sujeitos adolescentes nas pesquisas, especialmente os sujeitos que experimentam a transição entre o ensino fundamental e o ensino médio impulsionou a realização dessa pesquisa que teve por objetivo investigar os aspectos da trajetória escolar que favorecem esta transição, junto aos estudantes concluintes do 9º ano de uma escola da rede municipal de Florianópolis e egressos dessa mesma escola que optaram pela continuidade dos estudos no ensino médio integrado ao técnico do IFSC. A pesquisa abrangeu 75 estudantes no total, sendo 66 concluintes do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Florianópolis e 9 egressos dessa mesma escola que estavam cursando o ensino médio no IFSC. Os participantes da pesquisa sugeriram como uma necessidade nessa etapa da trajetória escolar, ter um espaço de estudos para o exame de classificação para cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do IFSC, que se aproximava. Assim, com a participação desses estudantes, oportunizando um espaço de protagonismo juvenil, foi criado um curso preparatório online com videoaulas, exercícios e simulados, acessível no endereço eletrônico www.vouproifsc.com. Com essa pesquisa observou-se que a passagem entre o ensino fundamental e o ensino médio é um momento significativo de escolhas, que repercutem nos projetos de vida que os adolescentes fazem para si.
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CAIO CASELLI MARTINS
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O TRABALHO DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA: FAZERES E SENTIDOS
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Data: 10/07/2019
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O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho dos técnicos em assuntos educacionais (TAEs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio da análise entre trabalho prescrito e trabalho real. Foram identificadas áreas de atuação, setor e natureza do trabalho; as relações existentes entre formação (graduação) e as atividades desenvolvidas na instituição. Foi realizada a comparação entre a descrição das atribuições do cargo, na legislação, com os fazeres destes especialistas em educação; a investigação acerca dos sentidos atribuídos ao trabalho pelos servidores TAEs do IFSC; o desenvolvimento de um produto educacional para contribuir em maior (re)conhecimento deste grupo de trabalhadores junto à comunidade escolar. Adotou-se abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Os procedimentos técnicos incluíram pesquisa bibliográfica, documental, e análise de conteúdo (análise temática). A fim de alcançar o universo que compõe o estudo, foram aplicados questionários para consulta aos servidores lotados nas diferentes cidades do Estado de Santa Catarina e o desenvolvimento de um trabalho coletivo, presencial e participativo, com o grupo de servidores técnicos em assuntos educacionais lotados no Campus Florianópolis do IFSC. Por último, foram realizadas entrevistas. A análise e interpretação dos dados partiu da categorização enquanto procedimento metodológico da análise temática, quando consolidou-se os dois eixos principais do estudo: trabalho e sentidos do trabalho. Sobre o primeiro, a análise dos dados produzidos indicam que a atuação dos TAEs é ampla, e as áreas e setores de trabalho são diversas. A isso correspondem as atribuições do cargo encontradas nos documentos, às quais remetem este trabalhador da educação para a imagem do servidor “coringa”. Esta generalidade não contribui para a definição do trabalho dos técnicos em assuntos educacionais, dificulta o seu reconhecimento perante gestores e comunidade acadêmica e torna-se um obstáculo à constituição de vínculos identitários. Os sentidos atribuídos ao trabalho remontam para a coexistência da dupla dimensão do trabalho – ontológica e histórica – no cotidiano dos TAES, onde o trabalho ora parece aproximar-se de atividade vital e dotada de sentido emancipador, e ora parece restringir-se a meio de manutenção da subsistência. O trabalho dos técnicos em assuntos educacionais ganha sentido quando estão presentes atividades diretamente relacionadas ao processo de ensinoaprendizagem; e perde sentido quando este trabalho é composto predominantemente por atividades administrativas. Por fim, esse estudo corrobora com dados que apontam para o crescimento do fenômeno do adoecimento entre os trabalhadores da educação pública. O produto educacional gerado é um videodocumentário, cujo enfoque se deu nos dois eixos centrais da pesquisa: trabalho e sentidos do trabalho para técnicos em assuntos educacionais.
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LEANDRO REGIS
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A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DE QUÍMICA E DE INFORMÁTICA DO IFSC-CÂMPUS GASPAR: O RACISMO EM DEBATE
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Data: 10/07/2019
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A educação se apresenta como horizonte limítrofe para que se possam projetar mudanças substanciais nas relações humanas. Embora a educação no contexto escolar possa aventar tal possibilidade, ela se constitui mediada de disputas que perpassam legislações e conflitos inerentes às concepções curriculares, nas quais se assentam suas bases. Nesse campo fértil de discussões, este trabalho emerge com o objetivo de discutir a importância do ensino de História, enquanto elemento passível de suscitar a ampliação da consciência histórica de estudantes, em um contexto de Ensino Médio Integrado, a fim de fomentar transformações reais em direção a uma sociedade mais digna e justa. Imerso como recorte para a aplicação de uma sequência didática, lançamos mão do debate em torno do racismo. Tal comportamento é uma problemática que perdura por toda a história brasileira, manifestando-se, também, na região onde se encontra o IFSC – Câmpus Gaspar. Procuramos perceber o entendimento, por parte dos estudantes envolvidos na efetivação das atividades exercidas em sala de aula, a importância do conhecimento histórico para a formação de sujeitos que entendam as conjunturas históricas que dão causa a problemas sociais. Por intermédio de pesquisas bibliográficas e documentais, das observações de campo realizadas durante a aplicação da sequência didática, no segundo semestre de 2018, junto aos discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Química e de Informática, do Câmpus de Gaspar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), bem como das respostas obtidas por meio de pesquisa efetuada com base em um questionário aplicado após as atividades desempenhadas na sequência didática e respondido por um total de 40 estudantes, observam-se os seguintes resultados. Para haver uma perspectiva de formação integral em cursos de Ensino Médio Integrado, há a necessidade de contato com o conhecimento dito propedêutico. Nesse ínterim, o ensino de História é um elemento importante para se alavancar a compreensão acerca das relações humanas, a fim de possibilitar a ampliação da consciência histórica. Por conseguinte, o debate acerca do racismo é uma dimensão relevante na medida em que possibilita discutir este problema social sob um viés histórico, na intencionalidade de se superar tal situação, a fim de buscarmos relações humanas pautadas no respeito e na compreensão acerca das diferentes histórias e culturas. Salienta-se a Pedagogia Histórica-Crítica como base teórico-metodológica capaz de proporcionar maior proximidade na relação teoria-prática/vida cotidiana-conhecimento elaborado. E, por fim, e não menos importante, há desafios que emergem do próprio contexto pesquisado, no qual a perspectiva de formação integral precisa ser articulada tanto na sala de aula, quanto no horizonte institucional.
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GIOVANA PERINE JACQUES
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DIRETRIZES PARA O JORNALISMO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA A COMUNICAÇÃO NA REDE FEDERAL
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Data: 09/07/2019
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Este trabalho é sobre como o Jornalismo pode atuar no sentido de compartilhar conhecimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) e, assim, aproximála dos seus públicos. Com o objetivo de qualificar os comunicadores na atividade de divulgação da instituição e de mediação no processo de diálogo, ele contribui também com a qualificação da Comunicação da Rede Federal. Para isso, foram estudadas áreas que auxiliassem o entendimento da atividade. Concepções e finalidades específicas da EPT, técnicas e objetivos do Jornalismo Científico e interfaces da Educomunicação construíram uma base teórica para a análise do estudo de campo. Por meio de uma abordagem qualitativa, em que comunicadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) responderam um questionário semiestruturado, foram identificadas especificidades da atuação jornalística na EPT. A partir delas, foi elaborado o produto educacional - uma das finalidades de um Mestrado Profissional. A formação continuada, idealizada em um ambiente de Educação a Distância - o Moodle, foi realizada com uma primeira turma de comunicadores, que participaram da construção coletiva de diretrizes para o Jornalismo em EPT.
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EVANDRO BELMIRO DA SILVA
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O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA E O TRABALHO DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA DO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS DE CURSOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA ENTRE O PROCLAMADO E O REALIZADO
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Data: 09/07/2019
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Na atual conjuntura política e social do país, por meio de um conjunto de medidas articuladas a um projeto de reconfiguração do estado brasileiro, o Brasil reafirma sua marca histórica como uma formação social de capitalismo dependente. Na área da educação fortalece-se uma concepção pragmática e gerencialista, que atende aos interesses do capital financeiro, adaptando-se às transformações do sistema produtivo contemporâneo. Mais recentemente, a Lei nº 13.415/2017 que trata da Reforma do Ensino Médio, apresenta-se como uma ameaça ao projeto educativo do Ensino Médio Integrado (EMI), acirrando o dualismo histórico entre a educação básica e a educação profissional. Na perspectiva da construção de uma resistência frente a essas medidas, no âmbito local do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a presente pesquisa trata das correlações entre a concepção educativa histórico-crítica, democrática e emancipadora anunciada pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC, explicitando os seus pressupostos e bases conceituais, e o processo de análise e elaboração de pareceres sobre Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), realizado pela Coordenadoria Pedagógica, do câmpus Florianópolis. Busca-se compreender a materialidade das contradições, entre o proclamado e o realizado, a partir de uma análise sobre as diferentes dimensões do trabalho pedagógico do setor – ontológica, histórica, política, pedagógica e social - com referência na concepção educativa institucional, relacionando-as às questões mais gerais. Para isso, faz-se uso dos recursos da análise documental e pesquisa bibliográfica, com abordagem no materialismo histórico dialético. Como parte da aplicação do produto educacional apresentam-se as atividades formativas, desencadeadas por intermédio de distintas reuniões pedagógicas, realizadas de outubro de 2018 a março de 2019, com os servidores da Coordenadoria Pedagógica do câmpus Florianópolis. Sobre a abordagem metodológica utilizada nas reuniões pedagógicas fez-se o uso do método da pesquisa-ação para qualificar um processo educacional do setor. Uma das conclusões da pesquisa é que existem fortes evidências de que os PPCs do câmpus Florianópolis tem sido construídos e reestruturados privilegiando-se uma perspectiva pragmática de educação, o que revela o distanciamento entre o proclamado na concepção educativa do PPI do IFSC e o realizado nos documentos das propostas formativas. Nesse sentido, o trabalho pedagógico das Coordenadorias Pedagógicas, por meio da análise e elaboração de pareceres sobre PPCs, torna-se estratégico para problematizar as disputas de concepção educativa que estão presentes na construção das propostas curriculares, e assim, avançar na consolidação de uma identidade institucional na perspectiva de uma formação humana integral.
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BARBARA COLOSSI FELIPPE
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A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES PARTICIPANTES DO EDITAL 20/2017/PROPPI/DAE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)
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Data: 09/07/2019
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A Educação Profissional e Tecnológica vista dentro da perspectiva da Educação politécnica está ancorada em princípios que se inter-relacionam, entre os quais estão o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Por constituírem as bases conceituais da educação profissional, esses princípios devem nortear a prática educativa, a fim de que pela mediação sejam desenvolvidas nos estudantes trabalhadores habilidades cognitivas e linguísticas necessárias à superação da dicotomia entre atividade intelectual e atividade produtiva. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a concepção de um grupo de docentes do IFSC acerca da transposição teórico-prática da adoção da pesquisa como princípio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A metodologia toma por base o método qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso e como modalidades secundárias quanto à organização dos dados, a pesquisa de campo, a documental e a bibliográfica. Como secundárias em relação aos objetivos, assume-se a pesquisa descritiva, exploratória e analítica. Em termos de procedimentos, foram investigados 17 sujeitos docentes que participaram do Edital 20/2017/PROPP/DAE, do Proagrama de Apoio a Projetos que contemplem a pesquisa semiestruturada. Para a organização dos dados elencou-se variáveis externas para caracterizar o perfil dos sujeitos e das propostas do edital, e variáveis internas que buscaram verificar a concepção dos sujeitos acerca dos impactos cognitivos e linguísticos da aplicação da pesquisa na sua prática pedagógica. Os resultados indicaram que a maioria dos sujeitos desta pesquisa não possuem uma concepção clara acerca dos domínios cognitivos e linguísticos que devem ser desenvolvidos nos estudantes pela aplicação da pesquisa científica, demonstrando uma relação direta com a compreensão dos docentes acerca dos pressupostos teóricos/metodológicos que envolvem o objeto em estudo. Assim, com base nesses resultados, elaborou-se o produto educacional, no formato do gênero textual cartilha, direcionado aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, na qual estão explicitados os domínios cognitivos e linguísticos que devem ser ampliados pelo uso da pesquisa científica como prática pedagógica e os pressupostos teóricos que sustentam a necessidade dessa ação educativa para a constituição do ser integral. Conclui-se com este estudo que há uma necessidade de se ampliar as estratégias para promover, entre os docentes da EPT, o entendimento das bases conceituais que permeiam o objeto em estudo, haja vista que, isso poderá possibilitar a qualificação da prática pedagógica docente.
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CAROLINI DE SOUZA VILELA CORREIA
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SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO REGULAR E E NO PROEJA: A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA VOZ DOS PROFESSORES E DOS ESTUDANTES
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Data: 03/07/2019
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A presente dissertação faz uma análise dos documentos oficiais que orientam o ensino de Sociologia na Educação Básica, entendendo como esta se constituiu historicamente na Educação brasileira. A trajetória no currículo escolar, a formação de docentes e a escassez de recursos metodológicos específicos para a Sociologia também fazem parte do estudo que tem como objeto de análise o uso da música em sala de aula. Seguindo uma abordagem qualitativa, para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário tendo como público-alvo professores de Sociologia de três escolas da rede estadual de Santa Catarina e de um dos campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Entre os resultados, observou-se a pouca utilização da música como recurso para as aulas, embora esteja presente na fala dos professores a importância da sua utilização e o acolhimento dos estudantes a esse uso. Parte integrante deste trabalho, como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática elencando conceitos sociológicos e sugerindo estratégias metodológicas com o uso da música no ensino de Sociologia. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de videoclipes, evidenciando o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, papel esse esperado quando se assume uma perspectiva crítica, inerente ao papel da Sociologia na formação escolar.
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JOSIANE AMARAL GOIS REIS
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UM ESTUDO SOBRE O PANORAMA ATUAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA ENQUANTO OFERTANTES DE FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES
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Data: 26/06/2019
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A presente dissertação de mestrado, denominada: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades, realizou um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante à oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores(as). Para isso, realizei um levantamento de dados dos censos internos dos Institutos Federais em Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20% estabelecida na Lei federal n°11.892/2008, que discorre sobre os Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 apontaram para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os condicionantes para atendimento integral desta meta. Além de consulta às legislações educacionais, a presente dissertação dialogou com literaturas produzidas sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos(as) docentes e das temáticas educacionais. Neste sentido, a pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, documental e comparativa. Sua abordagem é predominantemente qualitativa. Como instrumento de produção de dados, apliquei um questionário com docentes da educação básica, gestores(as) e docentes dos dois Institutos federais (IFC e IFSC) que atuam com formação de professores(as) a fim de verificar quais os limites e possibilidades para o alcance da meta de 20% estabelecida na Lei 11.892 para a oferta de formação docente. O tratamento dos dados resultantes do questionário se basearam na análise dos discursos e conteúdos produzidos que tiveram nesse ínterim, o intuito de buscar respostas frente aos desafios que levam os IFs ao não alcance da meta percentual estabelecida na legislação, que por sua vez, legitima a oferta de formação docente por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertada pelo IFSC e Curso de Qualificação Profissional (CQP) ofertada pelo IFC, bem como cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, ofertados por ambas as instituições.
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LUIS FERNANDO RAMPELLOTTI
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O BOM DOCENTE ENFERMEIRO: O OLHAR DOS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS ACERCA DOS SABERES DOCENTES
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Data: 24/06/2019
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A formação docente para a Educação Profissional em Enfermagem implica diretamente na materialização da ação profissional dos então estudantes, e constitui-se como um dos grandes desafios da educação em Enfermagem na atualidade. A atuação do profissional enfermeiro em escolas de formação técnica, constitui significativo campo de atuação e de demanda profissional. Contudo, não há na graduação, no modelo de bacharelado, enfoque específico a esse campo de atuação e, há poucos cursos de licenciatura em Enfermagem no país. Logo, este profissional está privado de conhecimentos docentes “formais”, não da profissão, contudo de didática, metodologias educacionais, etc. Esses fatores apontam para a necessidade de preencher essa lacuna formativa. Este estudo direcionado a escrita da dissertação de mestrado, propõe-se identificar quais os saberes docentes significativos para os estudantes dos cursos técnicos em enfermagem, e partir disso, reconhecer os saberes do bom docente enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória. A pesquisa será realizada em duas escolas de formação técnica de enfermagem do município de Joinville, com 44 alunos da última fase do curso, por meio da aplicação de questionário. Os dados serão analisados por meio de análise de multicaso. A pesquisa dará origem a um produto educacional, que consiste em um uma proposta de grupo de estudos acerca dos saberes docentes do bom docente enfermeiro, a partir das percepções dos alunos de cursos técnicos.
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ALESSANDRA BERNARDES BENDER
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INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INTEGRANDO TEMÁTICAS DA ÁREA TÉCNICA A COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS
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Data: 10/06/2019
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A presente pesquisa se insere na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular. A EPT abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) pode ser desenvolvida de duas maneiras: na forma articulada ao Ensino Médio ou na forma subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio. A pesquisa em questão tem como foco investigativo a forma articulada integrada ao Ensino Médio, mais especificamente, o componente curricular de inglês nesse contexto. O educando de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio deve ter contemplada a sua formação geral, visto que a etapa da Educação Básica em que se encontra é o Ensino Médio, e a sua formação profissional, visto ter optado por um curso técnico simultaneamente. Entretanto, com relação ao componente curricular de inglês na EPTNM, no escasso número de pesquisas dessa área, relata-se que, na grande proporção dos casos, ocorre um dos seguintes extremos: ênfase em conteúdos gerais ou ênfase em conteúdos profissionalizantes. Visando contribuir para a transformação dessa realidade, o presente projeto de pesquisa busca integrar, por meio do trabalho como princípio educativo, as formações e os conteúdos, dentro de uma abordagem de ensino crítico da língua estrangeira inglês. O referencial teórico privilegia Pinto (2005), Allain, Wollinger e Moraes (2017), Pennycook (1999), Cox e Assis-Peterson (2001) e Jarbas (2008). O produto educacional que se pretende desenvolver é uma unidade didática para o componente curricular de inglês em um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná. Os instrumentos para a coleta de dados envolverão a leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (QECR) para a identificação das competências linguísticas necessárias para qualificar a intervenção social dos participantes. Agrega-se à leitura e análise desses documentos, a elaboração e aplicação de um questionário aos participantes, que será previamente pilotado com uma turma de educandos do mesmo curso da turma-alvo. A partir das respostas do questionário, da análise do PPC e de conceitos-chave da EPT, assim como da leitura do QECR, será elaborada e implementada a unidade didática pretendida. Durante a fase de implementação, serão feitas gravações das aulas, registros em diários de bordo pela professora-pesquisadora e avaliações que os participantes farão das atividades de aprendizagem aula a aula. Com relação à análise dos dados, esses serão lidos, categorizados e interpretados à luz da teoria revisada para o estudo. Acredita-se que a triangulação dos dados provenientes dos diferentes participantes (professora e alunos) e das diferentes fontes, comparados à teoria, possam validar os resultados do presente estudo.
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LUCIANE DA COSTA CAMPOLIN
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A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFSC – CAMPUS CAÇADOR
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Data: 07/06/2019
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O presente trabalho objetivou discutir sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, analisando as práticas avaliativas no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC e a partir delas desenvolver um produto educacional que contribua com o processo formativo junto aos docentes, considerando a concepção de Educação Profissional e Tecnológica e a avaliação como uma prática formativa. Consideramos o estudo dessa temática de extrema necessidade, dada a importância da avaliação como elemento norteador no processo de ensino e aprendizagem e as especificidades da Educação Profissional e Tecnológica. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa contemplando a modalidade estudo de caso. Participaram desse estudo 20(vinte) estudantes e 04 (quatro) docentes. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário e entrevista semiestruturada, além da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino. Utilizamos a análise de conteúdo como método para organização e interpretação dos dados, a qual nos permitiu constatar a existência de duas concepções distintas. Uma, onde a avaliação é entendida como forma de “medida” para classificação e seleção dos estudantes em aptos e não aptos. Em contraposição a essa concepção, emerge do discurso de alguns docentes e discentes, a avaliação concebida como bússola orientadora do processo de ensino e aprendizagem, cuja função é o diagnóstico para a tomada de decisão e intervenção. Constatamos ainda, uma crescente tentativa por parte dos professores em modificar suas concepções e práticas avaliativas, entretanto com dificuldades para a sua concretização. Com foco na mudança desse cenário, evidenciou-se como necessário o desenvolvimento de processos formativos, o que resultou no produto educacional desta investigação, uma proposta formativa para os docentes que atuam no Curso Técnico Subsequente em Administração do IFSC – Campus Caçador, implementada através de três oficinas presenciais. A realização desses encontros serviu como elemento impulsionador de mudança, tendo em vista que proporcionou aos participantes momentos de estudo, de pesquisa, de trabalho coletivo e compartilhado, de reflexão crítica e sistematizada. Intencionou-se com essa pesquisa a reflexão sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, criando condições para se promover a educação enquanto política pública comprometida com a transformação da realidade social.
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ANA PAULA FASSINA
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CERTIFICAÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROJETO PILOTO EM SANTA CATARINA
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Data: 31/05/2019
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Este trabalho tem por objetivo principal a construção de um Projeto Pedagógico de Certificação Profissional (PPCP) para docentes em atuação na Rede Federal de Educação Profissional, validado em parceria entre o Instituto Federal Catarinense e Instituto Federal de Santa Catarina, no âmbito da Rede CERTIFIC. Sua construção se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre as bases epistemológicas da Educação Profissional, legislação, procedimentos didáticos, possibilidades de formação docente e enquete aplicada ao os docentes das instituições parceiras. A Resolução CNE/CEB nº 6/2012 obriga os docentes EBTT a concluírem um curso de licenciatura ou formação pedagógica equivalente, com prazo para adequação até o ano de 2020. Constatou-se que há uma demanda urgente para a formação de docentes da EP não licenciados, onde a certificação de saberes é uma possibilidade pouco explorada. Com a aprovação do PPCP piloto para execução em ambas as instituições, espera-se contribuir para superar o receio e o preconceito relacionados à certificação de saberes, cuja origem remonta ao período escravocrata brasileiro, onde se menosprezam as aprendizagens oriundas da experiência laboral e da vida, visões que já foram superadas pela maioria países com seus sistemas de certificação já consolidados. O modelo sugerido poderá ser futuramente adotado por outras instituições de educação profissional para formação em serviço de seus docentes não licenciados.
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VANILDO SANTOS
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O EXERCÍCIO DA ORALIDADE COMO COMPETÊNCIA LABORAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
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Data: 29/05/2019
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Esta pesquisa, visa buscar informações sobre o uso da oratória como competência laboral, no ensino técnico de nível médio. Realizando análise de documentos, verificando informações de profissionais, discentes e docentes. E sobretudo com verificação de dados legais, encontrados em Decretos, Leis, Resoluções e outros documentos normativos. Outro ponto abordado são as mídias digitais, como elas se relacionam e são armazenadas. Foram examinadas quais alterações de procedimentos ocorreram devido às evoluções técnicas, tanto para criação, quanto para o armazenamento de conhecimento, em formato digital. Análises sobre à formação das grades curriculares, diretrizes e bases educacionais dos cursos técnicos foram estudados, com ênfase para o tema: oralidade. Destas verificações surgiram, as ideias para criação de um produto educacional, que apresenta características variadas sobre à possibilidade de uma inserção, melhor distribuída, das competências linguísticas orais nos cursos técnicos. Outra área explorada, que ajudou no fortalecimento da oralidade, corresponde a evolução das formas de armazenamento, registros e autenticidade dos dados digitais. Através delas, os registros audiovisuais podem ser gravados e compartilhados. Leis e Normas que acompanharam essas mudanças foram investigadas, visando mais credibilidade para os registros públicos, em geral. Também foram levantados os impactos nas áreas ambiental, financeira, inclusão social, e na ampliação do ensino a distância. Concluiu-se que, mesmo não sendo obrigatória, a oralidade pode ser determinante no sucesso profissional do discente.
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JULIETE ALVES DOS SANTOS LINKOWSKI
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A ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS E A PROXIMIDADE COM A FUNÇÃO DO PEDAGOGO: POSSIBILIDADES DE UMA INTEGRAÇÃO
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Data: 30/04/2019
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Esta pesquisa de natureza aplicada, realizada com Gestores, Técnicos em Assuntos Educacionais e Pedagogos de 8 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) tem como objetivo principal pesquisar as possibilidades de integração entre o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) e de Pedagogo, considerando que há uma proximidade na descrição das atribuições de ambos. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sua especificidade e portanto exige-se assim que os agentes, sobretudo que ajudam a conduzir os processos de gestão do ensino atuem nesse contexto, compreendendo toda a importância das relações com o trabalho, considerado central na EPT. O TAE e o Pedagogo podem atuar de forma mais integrada, visto que suas atividades são semelhantes. Constatou-se nesta pesquisa, a partir dos dados analisados, que uma integração é possível e necessária, e o caminho para essa realidade está centrado no diálogo, na atitude de cumplicidade e no planejamento coletivo. A partir dos estudos, principalmente de Fazenda (2011), Luck (2013), sobre integração, de Libâneo (2010) sobre a necessidade dos especialistas, bem como das discussões de Barato (2015), Allain; Wollinger e Moraes (2017) sobre as concepções de Educação profissional, esta pesquisa foi desenvolvida até a elaboração do produto educacional que resultou num Guia de sugestões de atividades para um trabalho integrado entre TAE e Pedagogo. Os resultados apontam para uma confirmação da proximidade dos cargos, sobretudo nos setores pedagógicos. Verificou-se ainda que as principais atividades possíveis de uma integração podem ser elencadas em 4 principais temas abrangentes: acompanhamento discente, acompanhamento docente, conselhos de classe e reunião de pais. Estes temas, resultantes da investigação realizada, são sugestões de atividades para se pensar os planejamentos coletivos e assim possibilitar o início de um trabalho integrado, mas também direcionam as atividades dos TAEs e Pedagogos para aperfeiçoamento de trabalhos futuros, a partir do Guia elaborado como Produto educacional, o que poderá ser experimentado e avaliado pelos demais câmpus da rede e assim despertar o interesse pela exploração da pesquisa nesta área.
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ANA CLAUDIA BURMESTER
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TEMPOS E ESPAÇOS PARA (RE)PENSAR O CURRÍCULO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Data: 22/04/2019
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A presente proposta de dissertação de Mestrado apresenta a problemática da relação dos jovens com o currículo dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, em uma perspectiva de criação de sentidos e significados, de participação e protagonismo juvenil frente aos saberes que perpassam a EPT. Assim, emerge de reflexões a respeito das especificidades do currículo desses cursos, bem como da condição de seus estudantes, compreendida a partir do conceito de juventude. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como criar tempos e espaços que permitam aos jovens conhecer os currículos dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), câmpus Canoinhas, para que possam neles se reconhecer e a eles dar sentido? enquanto proposta metodológica propõe-se uma pesquisa participante aplicada, de abordagem qualitativa, com os estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Edificações integrados ao Ensino Médio, do IFSC câmpus Canoinhas. A população de pesquisa é representada por um universo de 71 sujeitos, sendo 34 estudantes vinculados ao curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e 37 estudantes no curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Os participantes estão na faixa etária de 17 anos (51,3%) e 18 anos (48,7%) e todos concluíram o ensino fundamental na rede pública. A maioria (89,7%) reside no mesmo município em que se encontra o câmpus do IFSC, mas há estudantes que residem em dois municípios vizinhos, distantes cerca de 16km e 26km de Canoinhas. Do público pesquisado, 59% não exercem atividade remunerada e 92,3% afirmaram que não contribuem com a renda familiar. Há também estudantes que realizam estágio (5,1%), recebem bolsas de pesquisa (10,3%) e de extensão (25,6%) e outros (2,6%) que indicam realizar outro tipo de atividade remunerada, excluído trabalho com carteira assinada e contrato de jovem aprendiz.A proposta de pesquisa aqui apresentada encaminha-se para gerar, como produto educacional, uma oficina formativa, a qual se enquadraria na tipologia da CAPES enquanto um protótipo educacional. A concepção de oficina baseia-se na estratégia desenvolvida por Anastasiou (2004), para quem a oficina se refere à reunião de um grupo de pessoas, sob orientação de um especialista, a fim de trabalhar para conhecer e aprofundar um tema de interesse coletivo.
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