INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Florianópolis, 26 de Setembro de 2020

PORTAL PÚBLICO > Itens da Ata

Processo de Compra: 23292.015951/2020-37 Licitação: PE 62/2020 - REI Validade da Ata: 23/06/2020 a 23/06/2021


Itens da Ata
Item Material Unidade Marca Valor
1 AQUISIÇÃO LICENÇA PERPÉTUA DO SOFTWARE : FACTORY I/O. (44904005001000056) UNIDADE SEM MARCA R$ 1.800,00
  AQUISIÇÃO LICENÇA PERPÉTUA DO SOFTWARE : FACTORY I/O. Com atualização por tempo indeterminado e gratuita. Sistema de Treinamento em Realidade Virtual para Aplicação do Controlador Lógico Programável (CLP). Deverá ser um conjunto que forneça interface e ambiente industrial virtual para que os alunos possam montar um projeto de planta industrial utilizando uma biblioteca de equipamentos que podem ser encontrados em ambientes industriais reais.

Após a montagem de uma planta virtual, deverá possibilitar controlar todos os atuadores e ler os sinais provenientes dos sensores através de um controlador lógico programável (CLP) ou relé programável real. Deverá ser fornecido drivers que permitam a programação direta através de interface de comunicação TCP/IP por meio de software de programação de CLP TIA Portal da linha Siemens LOGO!, S7-300/400, S7-1200 e S7-1500. Deverá ser fornecido um datasheet dos componentes contidos no software de realidade virtual descrevendo suas características.

Ferramenta simuladora para a educação e treinamento de programação de CLP recorrendo a gráficos 3D em tempo real, com som e total interatividade nos ambientes virtuais. Deverá possibilitar a montagem de processos industriais utilizando equipamentos virtuais de características fiéis a de equipamentos encontrados no mercado como esteiras, elevadores, sensores e etc. Deverá possibilitar a construção de diferentes projetos, salvá-los e protegê-los com senha para evitar edições, podendo assim propor diferentes desafios aos alunos, permitindo que possam evoluir de forma natural na sua formação.

Após a etapa de lances serão solicitados documentos que comprovem o pleno atendimento a todas as exigências apresentadas para hardware e software, entre os documentos solicitados estarão, catálogos, manuais, capturas de telas de software, etc., os quais deverão apresentar correlação técnica entre si. Não sendo suficiente poderá ser solicitada a apresentação de amostras dos softwares de forma a fundamentar perfeitamente o aceite ou recusa da proposta.

Sistema de treinamento em automação industrial deverá incluir 1 (uma) licença do tipo autônomo de software de simulação em sistemas industriais em tempo real, com: variáveis discretas e analógicas, com pelo menos 20 (vinte) projetos pré-construídos e editáveis (estação de buffer, estação de classificação, estação de convergência, estação de teste, classificação, pick and place e armazém, fabricação, paletização e controle com fluidos) o que cobre todos os conceitos básicos e intermediários em programação. Além disso, deverá conter uma biblioteca ampla com pelo menos 80 (oitenta) componentes como: Emissor de peças; Removedor de peças; Pallets; Transportadores de roletes; Transportador de correia; Esteira elevadiça; Esteira com balança; Rampa; Braço articulado separador; Separador com rodas ascendentes; Separador pneumático empurrador; Barreira de retenção; Mesa rotativa; Sensor capacitivo; Sensor fotoelétrico; Sensor retroreflectivo com refletor; Barreira de luz; Painel elétrico; Botão de emergência; Botão luminoso; Potenciômetro; Sinalizador luminoso de três cores; Display; Elevador; Pick & Place; Plataformas; Escadas; Centro de usinagem; Paletizador; Pick & Place de dois eixos; Tanque; Entre outros componentes para constituir uma planta fabril com o máximo de fidelidade real.

É necessário poder criar situações de erro ou encravamento nos sistemas; Testar partes do circuito de produção, como por exemplo: testar uma mesa transportadora. Deve também mostrar o estado atual dos sensores e atuadores utilizados no ambiente virtual bem como forçar o estado dos atuadores. Deve incluir módulo de inserção de falhas. O fornecedor deverá disponibilizar capacitação com carga horária de 10 horas para 6 professores do câmpus, podendo ser remota ou on-line.
EMPRESA: 01.419.751/0001-00 - NOVA DIDACTA COMERCIO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS E DID

<< Voltar

SIPAC | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © UFRN | appdocker1-srv2.appdocker1-inst226/09/2020 22:05